Aprenda a planejar sua viagem de bicicleta

Quanto de planejamento é preciso para fazer uma viagem de bike?
Você planeja as suas aventuras?

Convenhamos, bom seria se não precisasse planejar nada né? 😂. Mas você sabe que isso é quase impossível, pois qualquer coisa, por menor que seja, pode ser considerada planejamento. Seja pensar na rota, no que vai levar, nos alimentos que vai comprar…

Para te ajudar a encontrar o equilíbrio e não planejar nem demais e nem de menos, segue abaixo algumas boas informações! 🗒️✍️

Divida o planejamento da viagem em três níveis.

 

O primeiro nível é o I – Intencionar.

Comece pensando nas intenções da sua viagem. Esse é o momento de se questionar e pensar no que quer?
Qual o propósito?
Pra onde?
Quanto tempo tem disponível?
Quanta grana?
Como está seu preparo físico?

Nada melhor que anotar essas perguntas e suas respostas, mesmo que não tenha muita coisa já definida.

Organize essas intenções e, em seguida, busque botar pra ação, ou seja, se programar para ir analisando a viabilidade e executando-as.

Um exemplo, caso você queira estar preparado fisicamente para a sua viagem (inclusive sugerimos), monte uma rotina de exercícios para as semanas que antecedem sua viagem. Faça as atividades que gosta. Pedale, caminhe, corra. Se mexa!

 

Lembrando que o ideial é sempre, sempre
estar em movimento, não somente
quando a data da viagem
estiver chegando.

 

O segundo nível é o O – Organizar.

Aqui o olhar é para a bike e bagagens. Comece fazendo uma lista de todos os materiais imprescindíveis pra viagem, como itens de cozinha, acampamento, roupas, manutenção.

Nesse momento, nada melhor que o bom e velho check list. Pra você ter uma ideia do que levar na viagem, clique aqui e dê uma olhada no post que falamos sobre isso.

Nesse momento você também terá que ver se a sua bicicleta está no jeito pra aguentar a aventura planejada. Ou seja, saber se o quadro é adequado para o seu tamanho, se a relação de marchas está em bom estado (esse é o coração da bike), revisar freios, marchas, conduites e afins. Tudo isso você pode resolver com uma boa revisão geral na magrela.

 

Caso queira saber qual bicicleta nós usamos, clique aqui.

 

 

O terceiro nível é o P – Preparar.

Tendo as intenções definidas e estando com a bike e os equipamentos no jeito, é hora começar a se preparar para as diversas situações que a viagem pode trazer, afinal de contas, não são só flores né? 😅🤪.

Pense em como e o que vai precisar para lidar com as variações climáticas (sol, chuva, vento), como encontrará um lugar legal para acampar, o que vai cozinhar, como vai arrumar a bike caso algum imprevisto apareça.

 

Resumindo, esses 3 níveis, o I, O e P, são boas referências para te nortear e trazer mais clareza do caminho a seguir na hora de começar a montar seu planejamento.

Uma regra que você não pode esquecer é que planejar de mais pode ser paralisador e planejar de menos pode trazer sérios problemas, dependendo do caso é claro, pois o seu roteiro, o estado de conservação da sua bike, o seu preparo físico, o conhecimento da região que pretende ir são alguns dos fatores determinantes nessa tal “quantidade de planejamento necessário”.

 

E pra te ajudar a entender ainda mais sobre como planejar uma viagem usando o nosso método Escada I, O e P, basta assistir a essa aula completona.

 

E aí, esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário! AVANTEEE 🌎❤️🙏

em 26/12/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *