Sobre nós

QUEM FAZ PARTE DO GRUPO

Somos dois grandes amigos da faculdade, Gustavo Medeiros (28 anos), natural de Sarapuí -SP, e Luciano Pretzel (28 anos), natural de Marechal Cândido Rondon – PR .

COMEÇO DA NOSSA HISTÓRIA

A história começou com o grupo Pernas de Aço, que foi criado em 10 de novembro de 2013, com o objetivo inicial de unir amigos que buscavam pedalar algumas vezes na semana. Com o tempo surgiu a ideia das cicloviagens, queríamos muito conhecer a Estrada da Graciosa (na Serra do Mar no Paraná), uma aventura que se resumia em apenas descer a Serra do Mar. Sem experiência alguma, pretendíamos sair de Campo Mourão e percorrer a maior parte do trajeto de ônibus, pedalando somente o trecho de ida entre Curitiba e o litoral paranaense. Na hora de planejar a aventura, percebemos que não teríamos dinheiro suficiente para as passagens de ônibus e decidimos percorrer todo o trajeto de bicicleta. Tomamos essa decisão inspirados nas histórias de cicloviajantes que percorreram o mundo de bike. Com o objetivo de se preparar para essa empreitada, começamos realizando pequenas cicloviagens. A primeira delas aconteceu no carnaval do ano de 2016, a partir daí, mais duas foram realizadas até fecharmos a travessia de leste a oeste no estado do Paraná. Essa travessia do estado rendeu aproximadamente 2000 km de pedaladas.

Depois da travessia pelo Paraná, concluímos a faculdade de Engenharia Ambiental e imediatamente partimos para a nossa nova expedição, a Cicloviagem Ayni. Essa viagem foi só o começo do grande projeto que estamos trabalhando agora, o Expandindo Mundos.

   Nas primeiras viagens o nosso querido amigo Leonardo nos acompanhava, mas após terminarmos a faculdade, ele encontrou outras atividades, permanecendo somente eu (Luciano) e o Gustavo no grupo.

MAIOR DIFICULDADE PARA VIAJAR

Apesar da simplicidade em se viajar de bicicleta, as cicloviagens exigem planejamento, companheirismo, dedicação, coragem e paciência. É preciso disposição para encarar a dificuldade de encontrar um local para dormir, lidar com pouca água e comida, adoecer durante o percurso ou vencer as longas subidas, fortes chuvas e o calor. Apesar das variáveis que surgem no trajeto, notamos que a maior dificuldade sempre foi separar tempo para realizar as viagens, de modo que concilie as pedaladas com os compromissos dos integrantes do grupo.

 

O QUE CONQUISTAMOS COM AS VIAGENS

Nessas aventuras carregamos somente o essencial sobre as magrelas e assim, dependemos mais das pessoas, fazendo novas amizades e enchendo nossas bagagens com muitas histórias. Por isso, acreditamos que as maiores conquistas são relacionadas ao crescimento pessoal. Nós aprendemos a ter mais tranquilidade para lidar com as dificuldades, descobrimos que a nossa capacidade vai além do que imaginamos e aprendemos a nos conectar verdadeiramente com o mundo e as pessoas.  Também percebemos que é possível conhecer novos lugares sem ir muito longe e que ter pouco já é suficiente para viver. Agora vemos que viajar é uma ótima forma de existir e apesar do perigo das estradas, o maior risco é não poder sair de casa. Indicamos o cicloturismo a todos!

Para mandar uma mensagem para nós é só acessar CONTATO.

Você se identificou com o nosso projeto? Se sim, nos dê uma força se inscrevendo e compartilhando nossas páginas FacebookInstagram e YouTube. Isso dá um impulso muito forte em nossas viagens!

Se também quiser conhecer nosso financiamento coletivo é só acessar APOIAR. Para nos enviar uma mensagem

Tamo junto! AVANTEE

 
Atualizado em 19 de julho de 2022