O Expandindo Mundos
Cicloviajar é aprender a viver de forma minimalista, é estar com tudo que precisa sobre duas rodas, é ter que enfrentar sol, chuva, grandes subidas e pneus furados pelo simples prazer de, a cada dia, poder contemplar um por do sol único em um local diferente. Acreditando em outras possibilidades de se habitar esse planeta e percebendo a necessidade atual de formarmos uma sociedade consciente quando a natureza e autoconhecimento, decidimos, em fevereiro de 2018, iniciar uma aventura usando nossas bicicletas como meio de transporte e ferramenta para aproximação das pessoas. Assim nasceu o projeto Expandindo Mundos. Esse projeto foi chamado de Expandindo Mundos, pois quando viajamos nos colocamos abertos a tudo de novo que podemos encontrar, a explorar outras culturas, conhecer realidades e descobrir novos sonhos, nossos e dos outros. O mais gratificante é conseguir contagiar outras pessoas, possibilitando uma nova forma de enxergar a vida a partir de nossos relatos nos vídeos.Por isso, quando cicloviajamos acabamos expandindo mundos, os nossos, dos que cruzam nosso caminho e dos que virtualmente nos acompanham.
Percebendo a necessidade atual de uma sociedade consciente quanto a natureza e autoconhecimento, o principal objetivo do projeto Expandindo Mundos é conseguir sensibilizar e mostrar para outras pessoas que é possível viver nesse planeta de maneira mais harmoniosa, ressignificando nossa relação com a natureza, repensando o viver em comunidade e entendendo o próprio ser.
Viajamos de bicicleta visitando iniciativas e comunidades, como por exemplo, povos tradicionais (tribos indígenas, quilombos, ribeirinhas), comunidades (ecovilas), iniciativas privadas (sítios agroecológicos), entre outros, pelos estados do Brasil. A partir dessas experiências, tanto nessas iniciativas e comunidades quanto no dia a dia da viagem de bicicleta, criaremos materiais audiovisuais e relatos escritos que disponibilizaremos em Site e em perfis no Youtube, Instagram e Facebook.
O que nos motiva a realizar esse projeto é se autodesafiar e poder a cada dia encontrar novas pessoas e ouvir suas histórias e poder inspirá-las a ter um contato de mais amor com a natureza. Como somos passageiros nesse planeta, é importante para nós realizarmos algo que possa gerar mudança, tanto interna quanto externa.
Queremos mostrar que é possível viver com menos e que muitas pessoas atualmente já trabalham de forma mais saudável e com respeito à natureza. E também mostrar que o autoconhecimento abre novas possibilidades de estabelecermos melhores relações entre as pessoas, resgatando princípios perdidos do viver em comunidade. Sabemos dessa necessidade devido à realidade atual da sociedade, onde vivemos cada vez mais apressados, mais individualistas, sem senso comunitário e desconectados com nossa própria essência.
É um projeto contínuo, não temos data de parada e também trabalhamos com um roteiro flexível, que nos proporciona explorar mais as possibilidades que aparecem no caminho e assim definir a rota dia após dia. Queremos conhecer de 1 a 3 iniciativas em cada estado brasileiro e por fim gerar um material informativo sobre desenvolvimento alternativo e socioambiental.
Mais uma vez convidamos você a nos acompanhar e expandir mundos!